Cresça Carreiras Cresça Mais

Repórter, testemunha ocular da história

No ar, o seu Repórter Esso: Testemunha Ocular da História. Essa era a vinheta de abertura de um dos principais programas de jornalismo do Brasil, exibido no rádio e na TV entre 1952 e 1970. Independentemente de sua característica escancarada de propaganda ideológica dos Estados Unidos em plena guerra fria, o noticiário tinha grande audiência em todos os cantos do Brasil. Era a versão brasileira tupiniquim de um programa de rádio norte-americano patrocinado pela Esso. E essa abertura fazia grande justiça ao papel do repórter, não apenas como testemunha, mas, principalmente, narrador da história.

Jornalista dedicado à pesquisa e investigação de fatos a serem noticiados, esse profissional apura, redige, revisa e transmite informação, elemento essencial do conhecimento.

Numa era de farta difusão de notícias, levando a sociedade a conviver com boatos cada vez mais graves — as chamadas “fake news” –, o papel do repórter ganha contornos de defesa da cidadania, por depender dele a credibilidade de veículos reconhecidos de comunicação.

Mais do que o diploma de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, o bom repórter traz de berço talentos e dons relacionados à capacidade de comunicação, habilidades de relacionamento, gosto pela leitura e escrita e criatividade, além de capacidades adquiridas com a experiência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.