Cresça Carreiras Cresça Indústria

A importância estratégica do profissional de comércio exterior

Conhecimentos específicos e múltiplas habilidades fazem dele um ator diferenciado no cenário de negócios entre países

 

Muito se tem falado na volta dos investidores ao mercado brasileiro e em novos negócios com outros países. O comércio exterior do Brasil obteve a maior taxa de crescimento no terceiro trimestre de 2018 entre os integrantes do G-20, grupo dos 20 países mais industrializados do planeta, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). E a tendência é melhorar.

O cenário dos negócios em tempos de guerra comercial entre dois gigantes mundiais: China e Estados Unidos, é visto com preocupação por muitos e como oportunidade por quem sempre enxerga o copo meio cheio.

É o caso, por exemplo, dos profissionais do comércio exterior, exigidos um pouco mais em períodos como o atual. Cabe a eles um esforço grande para trabalhar a favor do país nos movimentos de importação e exportação.

Os brasileiros aumentaram em 18% suas importações no terceiro trimestre de 2018, superando a taxa dos demais países do G-20. Em compensação, também exportaram mais: alta de 5,5%, à frente da Rússia (5,3%) e da Coreia (4,7%).

 

Importância estratégica do comércio exterior

 

O profissional do comércio exterior conecta o mercado nacional com grandes fornecedores ou compradores de outros países, usando para isso modernos recursos de tecnologia da informação, inteligência de mercado, matemática financeira, economia e relações internacionais. A atividade exige alto grau de capacitação e atualização constante.

O bom desempenho da balança comercial de um país depende diretamente da atuação desse profissional, de como ele lida com os atores desse cenário, sejam agentes de governos ou da iniciativa privada.

Percebe-se, portanto, a necessidade de múltiplos conhecimentos, desde línguas estrangeiras — especialmente inglês, chinês e mandarim –, passando por gestão de relações comerciais e diplomacia, até processos de BI (inteligência de mercado), dentre outros.

MODELO 4

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.