Cresça Franchising Cresça Mais

Quero abrir uma franquia, mas não tenho experiência em negócios

Muito bom, é isto mesmo! Franquias é para inexperientes, pois experientes montam o seu próprio negócio.

Afirmar que é necessário ter experiência na atividade da franquia é como permitir o casamento somente entre aqueles já casados anteriormente. Ou seja: nunca mais teríamos casamentos!

Mas inexperiência para franquias não é sinônimo de inocência. Ao escolher e selecionar uma franquia você pode até ser inexperiente, mas jamais inocente.

Eu consigo abrir mesmo assim?

Inexperientes, quando compram a franquia estão comprando a experiência de quem já fez, bem feito e tem a capacidade de transferir (treinamento) este conhecimento para aqueles que não conhecem o negócio.

Inexperientes compram franquia para receber a experiência (suporte) pré-operacional na hora de buscar o ponto e de instalar (arquitetura, fornecedores e instalações) o negócio, contratar funcionários e prepara-los para a operação.

Inexperientes contam com o apoio e suporte (consultoria de campo) na inauguração e durante todo o período de operação do negócio e, em especial com fornecedores licenciados que lhe propiciam preços e condições excepcionais para os produtos e insumos do negócio.

Experientes que montam o seu próprio negócio precisam desenvolver (inventar a roda) tudo isso, contando apenas com a sua (in)experiência!

Quais conselhos vocês dariam para alguém na minha situação?

O segredo aqui está na sua busca e avaliação, procurando um negócio com o qual se identifique profundamente. Isto será a sua garantia de que o combustível (sua motivação) faça o negócio andar bem e rápido (o motor fornecido pelo franqueador) para estar todos os dias, talvez nos próximos dez anos a frente de um negócio sejam iguais ao seu primeiro, totalmente motivado.

Assumindo que você entendeu e escolheu aquela atividade com a qual se identifica, vai aqui algumas dicas valiosas. Minha sugestão inicial é que você investigue e avalie pelos menos três diferentes franquias e compare entre elas (sempre da mesma atividade – hoje são mais de 3.000 franquias no mercado) e escolha aquela que possui o melhor programa de treinamento, oferecido ao franqueado e seus funcionários.

Em algumas franquias (geralmente aquelas bem estruturadas), você deverá assinar um Pré-Contrato de Franquia (seria como ficar noivo) e, então inicia um longo período de treinamento para, ao final, se você e o franqueador concordarem assinar o Contrato de Franquia (o casamento) para inaugurar e iniciar a operação do negócio.

Mas antes de assinar qualquer documento, certifique-se com franqueados que já estão no negócio (a listagem você encontra na COF, a Circular de Oferta de Franquias – documento que o franqueador deve lhe entregar antes de assinar ou pagar qualquer documento e/ou valor), se o treinamento os deixou totalmente preparados para superar a inexperiência e enfrentaram com segurança o dia a dia do negócio.

Fonte: Marcus Rizzo

Colunista:
Jorge Ishida – Executivo em Franchising
jorge.ishida@hotmail.com

modelo 0 correção fonte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.