Cresça Indústria Cresça Mais

Minas Gerais está na rota de empresários em visitas aos centros de referência em inovação

Vice-Presidente da FIEMG no Sul de Minas, Sebastião Rogério, defende busca constante pela inovação

Entre 5 e 9 de novembro, uma comitiva de empresários da indústria fará imersão em centros de referência em inovação. Serão visitados cinco estados, dentre eles Minas Gerais. A iniciativa é da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) e da Empresa Brasileira de Pesquisa em Inovação Industrial (Embrapii).

Sinduscon-Lagos
Conheça o Sindicato Intermunicipal das Industrias de Construção Civil da Região dos Lagos Sul Mineiros.

A intenção é promover uma aproximação do empresariado com instituições de conhecimento além de estimular ações voltadas à pesquisa e desenvolvimento.

Além de Minas Gerais, a imersão ocorrerá na Bahia, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, em ecossistemas de inovação para viabilizar projetos inovadores.

Leia também: Indústria 4.0 e os interesses do setor

Organizadas pelo Instituto Euvaldo Lodi em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), as visitas começam pelo Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia SENAI-Cimatec, em Salvador (BA), com foco em Automação da Produção, em Logística e em União e Conformação de Materiais. O grupo vai ainda conhecer o Complexo Industrial Ford Nordeste Camaçari, que conta com um modelo de produção inovador chamado montagem modular sequenciada, aplicado pela primeira vez dentro da Ford Mundial.

Em Minas Gerais, o foco será a microtecnologia, em Belo Horizonte, no Centro Suíço de Eletrônica e de Microtecnologia (CSEM), especializado em eletrônica impressa, e o Instituto SENAI em Metalurgia e Ligas Especiais, referência no desenvolvimento de novas ligas metálicas para empresas como Votorantim, Usiminas e Gerdau.

Depois será a vez de Campinas, a imersão visita o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Instituto Eldorado, dedicado à Tecnologia da Informação e Comunicação e Telecom. A instituição é especialista em recursos da chamada Indústria 4.0 – internet das coisas (IoT), big data, analytics, realidades virtual e aumentada, entre outros.

Ouça: Vice-Presidente da FIEMG no Sul de Minas comenta indústria 4.0

PodCast produzido pela parceira da Cresça Mais, a Conexão Vanguarda.

Ainda em São Paulo, os empresários conhecerão o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD).

Em Curitiba (PR), o grupo de executivos de empresas e representantes de instituições públicas e privadas irá conhecer o Centro de Pesquisa e Tecnologia Lactec, especializado em Eletrônica Embarcada, e o Instituto SENAI de Inovação em Eletroquímica.

Fechando a semana de imersão, no Rio Grande do Sul as visitas serão aos Institutos SENAI de Inovação em Polímeros e Metalmecânica e ao Grupo FCC, em São Leopoldo.

modelo 0 correção fonte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s