Cresça Indústria

Como atrair indústrias para determinado município

Recentemente, em comentário ao Conexão Vanguarda — Parceiro da Cresça Mais no desenvolvimento de conteúdos –, analisando as ações de lideranças políticas para atrair empreendimentos, Sebastião Rogério (Presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil da Região dos Lagos Sul Mineiros) afirma que todos buscam atrair empreendimentos industriais para suas cidades porque isso gera emprego, com reflexos em toda a economia, mas é preciso ter um carinho especial com os pequenos e microempreendedores. Eles fazem trabalho de formiguinha, garantindo a manutenção dos empregos.

Com base nesta afirmação, seguimos no tema industrial, com foco aos dirigentes municipais, levando o questionamento: “Como atrair mais indústrias para o município”.

Sinduscon-Lagos
Conheça o Sindicato Intermunicipal das Industrias de Construção Civil da Região dos Lagos Sul Mineiros.

Sebastião Rogério traz um panorama a respeito desta situação:

É comum as prefeituras doarem grandes áreas de terreno para indústrias que queiram se instalar nos municípios, mas isso é o de menos. Grandes empresários normalmente têm outras fontes de recursos para bancar a compra de áreas apropriadas. O que importa na verdade é se a cidade tem condições de oferecer qualidade de vida aos diretores, funcionários e seus familiares que irão passarão a viver no local.

Oferecer áreas, isenção de impostos e a infraestrutura necessária não é o principal atrativo. Às vezes, o mais importante para a indústria é uma cidade acolhedora, com boas escolas, faculdades bem conceituadas e segurança, onde os filhos dos empresários e de seus funcionários, que muitas vezes vêm de fora, possam viver bem e estudar.

É essencial os dirigentes municipais estarem atentos a esse tipo de iniciativas porque, não raro, as empresas têm outras fontes de recursos para adquirir áreas adequadas onde irão se instalar. Hoje em dia, elas avaliam outras aspectos do lugar, antes de tomarem a decisão.

modelo 0 correção fonte

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.