Cresça Indústria

6 inovações na construção civil para ficarmos de olho

Separamos 6 tendências e novidades que podem transformar a forma em que profissionais trabalham hoje!

O mercado da construção é um grande alicerce para a industria brasileira e não para de se transformar. Todos os dias arquitetos, engenheiros e todos os profissionais da área precisam se atualizar. A busca por novas tecnologias que visam a diminuição de esforço, custos e assertividade nas obras, são de fato, inovadoras e transformadoras.

Sendo assim, separamos 6 tendências e novidades que podem transformar a forma em que profissionais trabalham:

Drones

Os drones já são uma realidade e já estão sendo utilizados em alguns setores da construção civil, bem como também em outras diversas áreas, tais como o agronegócio e serviços. A tendencia é que a cada vez mais eles fiquem acessíveis, principalmente com a chegada de novas tecnologias e aumento da concorrência.

Com os drones, é possível inspecionar os canteiros de obra de maneira muito mais eficiente e rápida, até mesmo em locais difíceis de serem visualizados e acessados. No Brasil, algumas construtoras já estão usando essa tecnologia para realizar inspeções e registros fotográficos das suas obras.

Internet das coisas (IoT)

A internet das coisas, consiste em utilizar a internet para o gerenciamento e comunicação de equipamentos/dispositivos entre eles, tanto na industria quanto em nosso dia a dia.

Em uma casa inteligente, por exemplo, a internet das coisas pode ser utilizada para controlar todos os dispositivos eletrônicos da sua casa, desde de lâmpadas, aparelhos de som, televisores e até mesmo medir o consumo de energia e água.

Tudo isto para gerar uma gestão mais eficiente de seus recursos, bem como levar mais conforto para todos.

Projetos sustentáveis

Eficiência energética, tratamento de resíduos, uso sustentável dos recursos naturais e métodos construtivos mais enxutos fazem parte desses projetos e ajudam a viabilizar a sustentabilidade nas obras.

Cada vez mais os tijolos inteligentes, que são estruturas modulares e ecológicas ganham espaço, bem como a aplicação de energia fotovoltaica e tratamento de resíduos. Enfim, há diversas possibilidades sustentáveis para se utilizar na construção.

Realidade aumentada

A realidade aumentada permite as pessoas “caminharem” ao longo de ambientes 3D, sendo muito interessante, por exemplo, na hora de mostrar os projetos arquitetônicos aos clientes – criando uma experiência totalmente única.

Já possível encontrar Apps que utilizam desta tecnologia para que o cliente veja a aplicabilidade de determinado móvel ou produto no ambiente físico, onde é possível demonstrar e interagir em diversos aspectos.

Educação a distância

A falta de qualificação da mão de obra é um problema bem conhecido no ramo da construção civil. Mas essa realidade tende a mudar, graças a educação à distância, uma das inovações na construção civil que deve ter grande impacto nos canteiros de obras.

A expectativa é que a EAD ajude a melhorar a qualificação em todos os ramos da construção civil, auxiliando a preparar melhor  tanto os profissionais que atuam diretamente na obra, como aqueles que projetam e idealizam os conceitos.

Inteligência Artificial

A inteligência artificial vem mudando a nossa forma de pensar a respeito do futuro e das novas profissões.

Com a inteligência artificial os computadores são capazes de aprender, ao invés de ficarem somente recebendo entradas…

No setor da construção civil, a aplicabilidade dessa tecnologia são várias. Na área da segurança, por exemplo, já é possível que os profissionais façam inspeções digitais, coletando dados visuais dos canteiros de obras e analisando esses dados de maneira inteligente, oferecendo insights sobre segurança e até sobre uso de equipamentos. Isso tudo sem que o profissional tenha de se deslocar até o campo.

“A tecnologia move o mundo” – Steve Jobs

MODELO 4

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s