Técnica de Pomodoro
Pomodoro, em italiano, significa tomate. Talvez você esteja se perguntando: – E como aumentar minha produtividade com tomates? Calma, você vai ver que a resposta é bastante interessante e, melhor de tudo, produtiva.
Essa Técnica foi inspirada em um daqueles relógios com um despertador que ficam em cozinhas, para alertar sobre o tempo de cozimento dos alimentos.
Bom, o Método Pomodoro consiste basicamente em dividir seu tempo em intervalos de 25 minutos de trabalho e 5 de descanso. E a cada 4 blocos desses, isto é, a cada 2 horas, você faz uma pausa de meio hora.
Passo a passo…
- Junte uma quantidade de tarefas suficiente para formar uma lista.
- Coloque-as em ordem de importância e reserve.
- Pegue seu medidor de tempo e ajuste a primeira fatia de tempo, o recomendado são 25 minutos.
- Escolha a primeira tarefa de sua lista.
- Comece a trabalhar nela, bem focado, até que seu medidor de tempo avise que é hora de parar.
- Caso alguma interrupção que não pode ser deixada de lado apreça, não pare o que está fazendo, apenas anote e volte rapidamente à sua tarefa.
- Ao terminarem os 25 minutos, faça uma marca em sua lista e descanse de 3 a 5 minutos.
- Volte à tarefa que estava fazendo (se ela não terminou), ou comece outra e foque nela, da mesma maneira que fez antes.
- Continue assim até completar 4 fatias do seu tomate (pomodoro) isto é: espere juntar 4 marcas de períodos de 25 minutos em sua lista e descanse por meia hora.
- E toda vez que uma tarefa for terminada (independente de quantas fatias ela demorou) risque-a da sua lista!
A Técnica de Pomodoro é um tipo de ciclo virtuoso: quanto mais você se concentra, mais ganha intervalos de descanso, que te recarregam as baterias para conseguir focar no trabalho por mais 25 minutos de muita produtividade!