5 dicas para fidelizar clientes

Postado por

Olá, hoje vamos falar um pouco sobre a fidelização de clientes e passar algumas dicas de como fidelizá-los, confira:

Não desapareça

Faça questão de manter sua marca presente na vida dos seus clientes. Envie mensagens ou e-mails, poste nas redes sociais, comunique-se pelo WhatsApp, enfim… use sua estratégia de comunicação e mantenha-se por perto.

Entretanto, cuidado com excessos. Lembre-se de quantas vezes você deixou de seguir alguém, descurtiu uma página do Facebook, bloqueou um número do WhatsApp ou deixou de atender aquela ligação de pessoas que passavam o tempo inteiro tentando lhe “empurrar” alguma coisa. Não é assim que o marketing atual funciona.

Hoje em dia, estamos falando do “marketing 2.0” (e 3.0) para reter clientes e estes conceitos também foram criados por Philip Kotler cuja citação você viu no começo do artigo. Mas o que significam estes termos?

  • Marketing 2.0: quando as empresas se empenham em conhecer melhor seus clientes para criar e vender produtos ou serviços que atendam suas necessidades reais;
  • Marketing 3.0: quando as empresas atingem um estágio ainda mais avançado, oferecendo produto + serviço + valor para seus clientes, ou seja, estão interessadas em vender sim, mas também em tornar o mundo um lugar melhor.

Conheça seu cliente de verdade

Com auxílio da tecnologia da informação e de softwares de CRM é possível conhecer realmente seus clientes, dividi-los em grupos e tratar cada um desses grupos de forma diferenciada, oferecendo o produto ou serviço certo, na hora certa, para o cliente certo e pelo preço e canal certo. Isso é algo que repetimos muito quando falamos em fidelização e lealdade, mas é preciso ter esses fatores sempre em mente.

Tenha um ótimo atendimento

Você já ouviu falar em “cliente misterioso”? Há empresas especializadas em captar pessoas que visitam estabelecimentos para checar como anda o atendimento. Isto é comum em redes de postos de gasolina, redes de farmácias, grandes varejistas e outros segmentos. Há vários sites onde qualquer pessoa pode se candidatar para ser um cliente oculto, o qual recebe uma remuneração para visitar estabelecimentos e, em seguida, enviar relatórios (pela internet mesmo) a respeito do que encontrou por lá.

Acontece que muitas vezes o gestor não está presente para saber como seu cliente está sendo tratado pelos seus funcionários. E quem nunca passou pela experiência de não ter um bom atendimento? Por isso, se você leva a sério a importância de reter clientes e tem uma equipe de atendimento ou vendas, faça questão de treiná-las. Cliente mal atendido não costuma voltar.

Construa fluxos de reengajamento

O cliente está dando sinais de falta de interesse? Com as informações corretas em mãos, você pode criar fluxos de automação para re-engajar usuários inativos. Lembre-se que clientes inativos ainda abandonaram a empresa, apenas pararam de utilizar o seu produto/serviço alguma razão. Isso significa que ainda existem chances de reverter a situação.

Para isso, é essencial que você compreenda o comportamento do seu cliente. Com qual periodicidade ele usa sua solução? Quais benefícios ele vê como mais valiosos? Use essas informações para definir suas estratégias de reengajamento. Encontre maneiras de trazê-los de volta evidenciando os benefícios que terá com isso. O melhor de tudo é que esse engajamento pode ser automatizado por meio de automação de marketing.

Cuidado com programas de fidelidade

Um programa de fidelidade mal feito pode gerar mais prejuízos que retenção de clientes para a sua empresa. Fazer um programa desse tipo sem oferecer algo de relevante e que realmente interesse a seus clientes é mero desperdício de dinheiro. Além disso, as regras de cadastramento têm de ser simples (de fácil compreensão), a participação deve ser intuitiva e prática e o resgate dos prêmios (ou vantagens) o menos burocrático possível.

E não se esqueça de que existe um ativo valioso por trás desse tipo de programa: as informações coletadas sobre os cientes!

cropped-blog3.png

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s