ESTRUTURAÇÃO DA PROPRIEDADE CAFEEIRA

Postado por

Primeiro passo para uma gerência profissional é definir a verdadeira vocação da propriedade e se ela tem competência para explorar aquela atividade. Devem ser analisados a empresa, seus recursos de produção, terra, lavouras, máquinas, seus recursos financeiros, o potencial da sua força de trabalho, seu sistema de informações, seus recursos mercadológicos e analisar o ambiente nos seus aspectos econômicos, tecnológicos, sociais, políticos, legais e ambientais.

Cada propriedade tem suas características próprias, seja no que diz respeito a terras, clima ou localização, seja no aspecto pessoal, em termos de conhecimentos, valores,
hábitos e costumes dos proprietários e funcionários. Aproveitar o potencial e dimensionar corretamente as lavouras e estrutura de produção é o primeiro passo para o sucesso. Vale salientar que, nesta fase, os aspectos técnicos são decisivos e extremamente importantes. O arranjo dos campos e das benfeitorias pode definir a capacidade competitiva da empresa no futuro. A adequação do sistema produtivo com máquinas apropriadas e bem dimensionadas, benfeitorias funcionais e compatíveis com o manejo pretendido, variedades produtivas, serão determinantes na capacidade produtiva da propriedade. Uma equipe de pessoas preparadas, com papéis e funções bem definidas, e um sistema administrativo e de informações bem estruturado complementam a organização e estruturação da propriedade. Na estruturação da empresa, um fator muito questionado hoje em dia, é se esta deve ser especializada ou diversificada.

Ambas têm vantagens e desvantagens, o que mais deve pesar nessa decisão deve ser a vocação da propriedade. O importante é que a empresa deve ser boa naquilo que faz; ser boa em uma atividade é melhor do que ser mais ou menos em três. O ideal é ser boa nas três, se a propriedade for favorável a isto. Sempre tome cuidado para não ser “pato”. O pato anda, nada, voa e não é competitivo em nenhuma dessas ações. Estruturada a empresa, passa-se à operacionalização do seu dia a dia, o que, tecnicamente, deve ser feito pela aplicação do processo administrativo. Importante lembrar que, geralmente, a empresa já está estruturada e em funcionamento, o que torna mais complexa a execução dos passos aqui propostos. Mas, frequentemente, ela deve ser reestruturada, repensada e adaptada às constantes mudanças do ambiente moderno. O grande desafio está na capacidade de a equipe ajustar a empresa a esses novos sistemas administrativos, criados para enfrentar esses novos tempos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s