Café com Dica – Gestão de Pessoas

Postado por

A gestão de pessoas é um dos gargalos na gestão do agronegócio. De janeiro a junho deste ano, o Ministério do Trabalho libertou mais de 700 trabalhadores na Região Sudeste em condições de trabalho semelhantes a escravidão. Ainda enfrentamos uma alta taxa de analfabetismo entre trabalhadores rurais e condições de vida as vezes inadequadas dessas pessoas, dificuldade de acesso à informação e a falta de uma cultura entre os empregadores rurais de desenvolvimento do seu capital humano. Assim, um capital de investimento alto (animais com genética cara, sementes, adubos) é colocado nas mãos de pessoas despreparadas. Treinamentos, gratificações e desenvolvimento pessoal devem vigorar na gestão de pessoas buscando máxima produtividade de acordo com o perfil de cada um. Contar com auxílio profissional é fundamental no processo de recrutamento, treinamento, acompanhamento e na negociação da remuneração.

SUSTENTABILIDADE

Deparamos com um paradigma a ser quebrado: como aumentar a produção de alimentos sem impactar negativamente o meio ambiente? A resposta pode estar na inovação e no uso de tecnologias avançadas, encontrando, assim, alternativas para o equilíbrio entre produtividade e preservação ambiental. Inovação é hoje uma necessidade e pode garantir redução de custos e aumento na qualidade de produtos, redução de perdas, abertura de novos mercados e uma produção crescente e sustentável. Novas técnicas no desenvolvimento de cultivares, manejo, biotecnologia, genética, nutrição e sanidade, desenvolvimento de máquinas agrícolas especializadas não deixam o campo aquém da indústria quando o assunto é pesquisa e desenvolvimento.

EMPREENDEDORISMO

Os empreendedores brasileiros estão em posição vantajosa em termos de novos negócios, principalmente daqueles com potencial exportador. As vantagens competitivas do Brasil em relação aos demais países exportadores de alimentos são enormes, como custos, clima, sanidade, disponibilidade de água e outras. O produtor rural tem perfil empreendedor, pois assume riscos, negocia seus produtos, gerencia pessoas e exerce uma série de outras atividades que precisam ser profissionalizadas.

cropped-blog3.png

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s