Ciclos e Fases do Café (Econômicos)

Postado por

A cafeicultura brasileira no passado evoluiu em ciclos, e seu desenvolvimento atual também segue a mesma tendência. Eles compreendem períodos ou fases em que ocorrem aumentos, no plantio e na produção, e outros onde ocorrem abandonos de lavouras e redução nas safras. Cada ciclo, assim, é composto de uma fase de EXPANSÃO e outra de RETRAÇÃO.

Os principais indicadores dessas 2 fases, que se alteram conforme as condições econômicas, são o parque cafeeiro, produção e os estoques de café. O preço é o fator que influi decisivamente, constituindo-se na “mola” da expansão ou retração da atividade cafeeira.

Cada ciclo tem inicio nas elevações dos preços, em decorrência de baixos níveis de estoques ou catástrofes climáticas, que reduzem a disponibilidade de café. Após esses aumentos, 4-5 anos depois, ocorrem significativos acréscimos nas safras, em decorrência de novos plantios e melhoria nos tratos e na produtividade das lavouras, decorrentes da maior rentabilidade oferecida. Essa condição caracteriza a fase de expansão, na qual o aumento da oferta provoca uma inversão no processo, com queda nos preços e consequentemente desestimulo a lavoura, havendo um abandono/erradicação, maltrato, redução de produtividade e das safras, aí caracterizada a fase de retração, fechando o ciclo. Como pode ser visto na imagem à cima.

bannercresça agro ciclos.jpg

A duração do ciclo e das suas fases depende de vários fatores, como: o nível alcançado pelos preços; as politicas ou mecanismos executados; a ocorrência de fenômenos climáticos e a capacidade de aumento na produção. Essa capacidade de produzir esta muito relacionada, atualmente, com o balanço entre o preço e o custo de produção do café, que gera condições, de ganhos ou perdas, responsáveis pelo nível de trato das lavouras. A ocorrência de clima adverso acelera o processo de perda produtiva. A existência, ou não, de alternativas agropecuárias, para competir, em áreas, com o café, é um fator que influi, também na variação da produção cafeeira.

cropped-banner-blog1.png

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s