Quer se tornar um líder? Aprimore estas habilidades e características…

Postado por

Você não pode deixar de lado questões de personalidade e caráter na liderança. Existem algumas qualidades que você tem que ter. Basicamente, você deveria possuir, servi de exemplo, e talvez até mesmo personificar as qualidades “esperadas” ou “requeridas” sem seu grupo de trabalho. Sem isso você não terá credibilidade para com sua equipe.

Aqui podemos notar uma diferença entre líderes e administradores: este último pode ser nomeado sobre outros numa hierarquia, independentemente de possuir ou não, as qualidades de líder, na qual iremos tratar a seguir.

Neste artigo vamos falar das habilidades e qualidades ditas como genéricas ou transferíveis, ou seja, que a maioria dos líderes têm em seu DNA. São elas:

Entusiasmo Você consegue pensar em algum líder que não tenha entusiasmo? Muito difícil não?
Integridade Essa é a qualidade que faz com que as pessoas acreditem em você. E confiança é essencial em todos os relacionamentos humanos. “Integridade” significa tanto inteireza pessoal como a adesão a valores externos a você, principalmente bondade e sinceridade.
Firmeza Muitas vezes os líderes são pessoas exigentes, sendo incômodo tê-los por perto, pelo fato de seu padrões serem muito elevados. Lideres querem respeito, mas não são necessariamente populares.
Imparcialidade Líderes eficientes tratam indivíduos diferentemente, porém de forma igualitária. Eles não têm favoritos. Eles são imparciais ao darem recompensas ou penalidades pelo rendimento.
Zelo A insensibilidade não leva bons líderes. A liderança envolve o coração, assim como a mente. Gostar do que você faz e importar-se com as pessoas é igualmente essencial.
Humildade Uma qualidade curiosa, porém própria dos melhores líderes. O oposto da humildade é arrogância. Quem deseja trabalhar para alguém arrogante?
Confiança Confiança é essencial. As pessoas sentem a sua presença, e portanto o desenvolvimento de autoconfiança é sempre anterior ao exercício da liderança. Sempre é bom manter o auto controle, pois muita autoconfiança pode gerar arrogância.

Qualidades e habilidades como está são essenciais. E podem ser trabalhadas por todo o decorrer de uma carreira.

Alguns leitores podem questionar a inclusão da integridade, e citar Hitler como um exemplo de líder (Que não deixa de ser verdade). Porém existe uma diferença entre bons líderes e líderes para o bem (Fica a reflexão).

cropped-banner-blog1.png

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s