7 dicas para uma comunicação eficiente

Postado por

A comunicação tem o poder de influenciar, conquistar e desenvolver competências. É a chave que proporcionou ao homem desde do início dos tempos a maioria dos conhecimentos e através de sua evolução foi possível todo um progresso social e econômico exponencial.

Tendo em vista este assunto de extrema importância, vamos tratar hoje deste assunto: Comunicação. Como torná-la mais eficaz e compreensível por parte de seu receptor.

  1. Boa dicção e tom de voz: O uso correto das palavras alinhado a um tom de voz adequado ao ambiente em que se encontra, faz com que o receptor entenda com mais clareza o conteúdo abordado.
  2. Ter conhecimento sobre o assunto: Conhecer o assunto que você está tratando é de total importância, pois através dele você passará segurança e credibilidade ao seu receptor, ficando mais fácil de vender e convencer de suas ideias.
  3. Fale claro e seja simples: O abuso de palavras estrangeiras, termos técnicos e linguagens mais rebuscadas (dependendo do momento), podem trazer uma grande confusão mental ao receptor da mensagem. Use termos ligados a nossa língua portuguesa, de fácil compreensão e tente não ser prolixo em certos assuntos.
  4. Seja paciente: Em certos momentos em uma conversa no trabalho, ou até mesmo com amigos, podem surgir conflitos de ideias ou um má posicionamento por parte da outra pessoa, nestas situações é necessário ter paciência e cultivar um bom relacionamento, minimizando ao máximo qualquer atrito, haja com educação, cordialidade para defender seu ponto de vista. Em outros casos podemos nos deparar com pessoas gagas, que falam muito rápido ou muito devagar, perder a calma nestes casos pode gerar antipatia tremenda e criar inimizades.
  5. Ser um bom ouvinte e observador: Para construir uma comunicação eficaz, precisa haver uma troca perfeita de informações entre as pessoas, por isso saber ouvir é mais importante do que falar, bem como observar o ambiente e agir de acordo com a energia necessária no local.
  6. Não seja preconceituoso: Não tire conclusões precipitadas em relação a aparência, cargo, opção sexual, etnia e até mesmo posição social, além de ser crime é totalmente deselegante e infeliz.
  7. Respeite o próximo: Uma comunicação que se preze, deve haver respeito acima de tudo, as palavras não devem ser usadas para machucar, ofender e magoar, e sim para inspirar, ensinar e criar sonhos. Portanto respeite a opinião do próximo, não queira enfiar a “goela a baixo” suas ideias, suas convicções, se a pessoa se identificar com elas, tenha certeza de que vocês se tornarão grandes amigos!

 

cropped-blog3.png

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s